7 de janeiro de 2011

Power Balance Sem Power Nem Balance

A marca de pulseiras Power Balance foi obrigada a emitir um comunicado onde afirma que afinal as pulseiras por si comercializadas não potenciam nem power (força) nem balance (equilibrio).

Após várias denuncias de consumidores australianos insatisfeitos, a ACCC - Australian Competition and Consumer Comission, obrigou a Power Balance a fazer um comunicado sobre a falsidade das alegações na promoção deste produto e a reembolsar todos os consumidores que se sintam defraudados.

"Admitimos que as nossas alegações sobre o artigo não têm fundamento científico e que por isso incorremos numa conduta enganosa" é o conteúdo do comunicado presente no site da marca das pulseiras.

A marca, que contou com o apoio de Cristiano ronal, Shaquille O'Neal e Rubens Barichello na sua promoção, terá ainda de retirar da sua comunicação a expressão "performance technology" uma vez que, segundo a ACCC, poderá conduzir em erro os consumidores ao fazê-los acreditar que o produto tem poderes que na realidade não tem.

A entidade reforça a gravidade da situação quando o artigo é vendido nas principais cadeias de lojas e desporto e utilizado por grandes nomes do desporto internacional, situações que audam a credebilizar o artigo. "Os fornecedores destes artigos têm de se certificar que não estão a publicitar benefícios não comprovados por verificação científica. Os vendedores que continuarem a vener o artigo têm de ter presente que a ACCC pode também agir contra eles" diz Graeme Samuel, presidente da ACCC.

Este caso não é único, a Power Balance já colecciona denúncias, processos e mults em vários países. Em Espanha, a associação de defesa ao consumidor Facua, avançou com um processo por publicidade enganosa, obrigando a marca a pagar uma multa de cerca de 15 mil euros. Em Itália, a AGCM multou em 350 mil euros todas as empresas que vendem pulseiras Power Balance e semelhantes.


Fonte: ACCC

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