9 de fevereiro de 2011

O que a Europa deve aprender com a Super Bowl

Após o buzz gerado pela final da Super Bowl a todos os níveis - desporto, celebridades e marcas - é tempo da Europa aprender como transformar seu maior evento desportivo, a final da UEFA Champions League, numa plataforma de Marketing em que todas as marcas querem estar presentes.

1. Construir o Buzz
Envolver o público no enredo, lançar campanhas online apoiadas na opinião do público. O mundo digital gira em torno do público, uma vez que este tem nas suas próprias mãos ignorar ou repassar a campanha.

2. Controvérsia
Todo o enredo interessante envolve controvérsia, como o anúncio da Doritos deste ano "Told you so". A criatividade quando apoiada num tema controverso leva a debates públicos. Este tipo de campanha deverá ser bem estudado na Europa, considerando as leis e normas de publicidade dos diferentes países.

3. Controlo da Campanha
Se vai investir 3 milhões de euros num anúncio, este tem de criar valor para a marca. Utilizar ferramentas de medição de social-media e cliping de TV deverão ser fortemente consideradas.
4. Junte-se ao festival de aquisições
Actualmente o nível de audiências da final da Super Bowl é seguido de perto pelo número de espectadores da final da UEFA Champions League. Estas audiências representam um forte potencial para conquistar novos clientes, é importante que estes comuniquem online o entusiasmo pela sua marca.

5. Utilize o evento como uma rampa de lançamento
Pequenas empresas conheceram o seu lugar nos títulos dos maiores jornais após a sua presença na final da Super Bowl. Este ano a marca Groupon perdeu a corrida para a sua rival start-up Living Social, foi a grande novidade nos blocos publicitários da Super Bowl.

Fonte: Campaign

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