12 de abril de 2011

Clubes de futebol são as marcas mais mencionadas no Facebook


Num estudo feito pelo E-life na semana de 20 e 26 de Março de 2011, o Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Portugal fazem parte do top 10 das marcas mais faladas no Facebook.

Estes dados são resultado da análise do software FacebookMeter que monitoriza e analisa depoimentos postados nesta rede social. O estudo é realizado pelo E.Life, uma empresa líder na monitorização e análise de medias e gestão de relacionamentos nos media sociais.


Para determinar quais as marcas com mais buzz entre os utilizadores do Facebook, este estudo analisou, durante uma semana a performance de 100 marcas presentes no nosso país, tendo em conta o volume de depoimentos sobre as mesmas, a opinião e comentários dos utilizadores, permitindo uma análise qualitativa e conclusiva da conotação que é dada às marcas.

Segundo o estudo, as marcas que lideram o top 10 são as equipas de futebol do Benfica, FCP e Sporting, a Comboios de Portugal e a Optimus. A liderança do Benfica e FCP está directamente relacionada com o final do campeonato 2010/2011 e o jogo do dia 3 de Abril que poderá determinar o campeão desta temporada. Já a presença do Sporting, nesta tabela, deve-se às eleições para a presidência do clube.


O alto número de referências à CP tem como origem a greve dos maquinistas que se fez sentir no público durante todo o mês de Março e que mostram a sua insatisfação. Logo, a conotação dada é maioritariamente negativa, sendo os comentários deixados, críticas directas à CP.


Outras marcas são referenciadas como a Optimus com o festival Optimus Alive, a Meo pelo lançamento do novo serviço online, a Caixa Geral de Depósitos pela possibilidade de uma privatização e o Millenium que foi mencionado pela sátira que Nilton fez ao novo anúncio de José Mourinho para esta marca.


O estudo realizado tem como principal conclusão que os utilizadores referem-se às marcas tendo em conta a sua opinião pessoal, nível de satisfação e crenças, partilhando assim com a rede social os seus hábitos, tendências e gostos.


Fonte: No More

Sem comentários:

Enviar um comentário