29 de setembro de 2011

Publicidade enganosa custa 25 milhões de dólares à Reebok


A Reebok foi acusada pela Federal Trade Comission (FTC) dos EUA de publicidade enganosa. A entidade decidiu tomar medidas contra a marca detida pela alemã Adidas, depois de ter recebido queixas contra os seus modelos de calçado EasyTone e RunTone, comercializados como tonificadores de glúteos.

Perante a acusação, a Reebok concordou em reembolsar os compradores dos ténis em 25 milhões de dólares (mais de 18 milhões de euros).

Como afirma a FTC, a Reebok anunciou, de forma errónea, que o seu calçado EasyTone proporcionava mais 28% de força e tonificação dos glúteos que os ténis comuns, avança a Exame brasileira. Foram ainda feitas reclamações semelhantes contra a versão sandália dos modelos RunTone e EasyTone, depois de uma série de inserções publicitárias em imprensa, TV e internet, desde 2009.

«A FTC quer que os anunciantes nacionais compreendam que devem assumir responsabilidades e assegurar-se de que suas afirmações sobre a saúde se apoiam em conhecimentos científicos», afirmou David Vladeck, director do Departamento de Defesa do Consumidor da FTC.

Apesar das alegações da Federal Trade Comission, a Reebok garantiu que vai manter o compromisso de desenvolvimento contínuo da linha de produtos EasyTone, noticia o The Delta World. De referir que, no mercado dos EUA, os modelos Reebok EasyTone e RunTone são comercializados por preços que se situam entre os 80 e os 100 dólares (entre cerca de 59 e 73 euros), enquanto que as sandálias EasyTone rondam os 60 dólares (44 euros).


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