30 de abril de 2012

Blacks lesa JD Sports


A retalhista britânica de sportswear JD Sports viu o lucro anual bruto ser afetado pela aquisição da Blacks Leisure, a maior retalhista britânica de vestuário e equipamento de outdoor, no início deste ano. A empresa indicou que o lucro bruto para o ano terminado a 28 de janeiro caiu 14%, para 67,4 milhões de libras (82,66 milhões de euros), com o negócio do Blacks Leisure a prejudicar os lucros em 2,2 milhões de libras.

O volume de negócios aumentou 19,9% no ano, para mil milhões de libras, mas as vendas comparáveis líquidas desceram 1% em termos anuais, enquanto o lucro operacional caiu 4,3%, para 76,5 milhões de libras. As margens brutas caíram 49,2% em comparação com os 49,5% do ano anterior, que a empresa atribuiu ao impacto dos negócios adquiridos.

A JD Sports mantém-se prudente em relação ao próximo ano, embora espere "alguma melhoria na confiança dos consumidores resultante dos próximos eventos desportivos", indicou o presidente-executivo, Peter Cowgill, referindo-se aos Jogos Olímpicos em Londres e ao Campeonato Europeu de Futebol. "Tivemos um período de negócios muito bom em Dezembro, por altura do Natal. Mas janeiro e fevereiro foram um pouco difíceis", referiu, por seu llado, o diretor financeiro da JD Sports, Brian Small. "Desde então há alguns sinais de vida na high street", acrescentou. Com efeito, as vendas comparáveis nas nove semanas até 31 de março aumentaram 1,2%, embora as margens "continuem sob pressão com os consumidores a continuarem a ser levados pela oferta".

A empresa indicou que a Blacks Leisure, que foi comprada por 20 milhões de libras em janeiro deste ano, precisa de se concentrar nas forças tradicionais da sua oferta de outdoor de marcas como a Nike e a Adidas e da sua marca própria «e reestabelecer a sua autoridade de líder de mercado através de uma base de lojas muito mais reduzida, uma oferta multicanal forte e uma estrutura central de custos mais apropriada».
Desde a aquisição, 81 lojas da Blacks com prejuízos foram encerradas, deixando uma base atual de 215 lojas. O tamanho final do portefólio de lojas irá depender da performance, das rendas que estão a ser negociadas e dos custos de propriedade associados.

A JD Sports indicou que está também a avaliar as despesas gerais e a racionalizar sempre que apropriado. "Não esperamos que estas poupanças sejam completamente efetuadas antes da primavera de 2013 e, por isso, embora esperemos uma recuperação modesta no segundo semestre, antecipamos agora que a Blacks seja diluída em termos de lucros no ano corrente", afirmou Cowgill.

O analista da Conlumino, Matt Piner, considera que os resultados demonstram que «apesar do pouco dinheiro ser e da falta de confiança, os jovens estão ainda preparados para gastar dinheiro a fim de parecer bem, mesmo que isso signifique cortar noutras despesas». A JD Sports «quis capitalizar esta atitude aumentando a sua atividade promocional e fazendo com os seus consumidores sentissem que estavam a comprar uma pechincha», concluiu Piner.

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