17 de maio de 2012

Que clube está a conquistar mais adeptos através da Internet?

Qual é o clube português que melhor está a competir no “campeonato das tecnologias digitais”? Esta é apenas uma das questões a que o estudo “European Football Attendances Report 2012”, elaborado pelo IPAM – The Marketing School, dá resposta. O trabalho analisa, individualmente, a performance de websites oficiais (global ranking, reputation índex e audiência) e o número de seguidores no Facebook, Twitter e Youtube dos 20 emblemas europeus que, ao longo da temporada 2011/12, mais adeptos levaram aos estádios.

Cada vez mais, a Internet assume-se como uma ferramenta capaz de potenciar a rede de negócios dos clubes. A investigação – liderada por Daniel Sá, director do IPAM Porto e Aveiro – compara a performance dos gigantes do futebol europeu neste “campeonato digital” com a dos emblemas portugueses, permitindo, desde logo, verificar qual a equipa nacional que alcança a melhor posição deste ranking. As conclusões são apresentadas na Sports Marketing 12 – IV Conferência Anual de Marketing para Desporto, que se realiza no novo edifício do IPAM Porto, na próxima terça-feira, 22 de Maio, a partir das 14h30.

O “European Football Attendances Report 2012” abarca ainda uma exaustiva “radiografia” do panorama das assistências no futebol europeu ao longo da última temporada. Analisando a média de assistências e a taxa de ocupação registadas por 300 equipas – que, ao longo da temporada que agora acaba de chegar ao fim, militaram no primeiro escalão de 20 ligas europeias –, o IPAM vai revelar os 20 clubes que registaram melhor score de bilheteira.

Segundo o mesmo ângulo de análise, o estudo centra-se, também, nas assistências registadas durante a temporada pelas 16 equipas que disputaram a última edição da Liga Zon Sagres. Confrontando os resultados com os registados na época transacta, o estudo compara até que ponto a actual situação económica do país está a condicionar a ida dos adeptos aos estádios.

Liga de Clubes e Real Madrid em destaque
A conferência conta ainda com a presença do director de marketing da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Ricardo Pereira da Silva. O responsável vai fazer um balanço do primeiro ano de actividade da Liga Virtual Zon Sagres. No momento em que o campeonato interactivo de simulação na web termina a sua primeira época, Ricardo Pereira da Silva revela o número de jogadores inscritos na plataforma e explica como pode o jogo on-line aproximar os fãs da maior instituição portuguesa de futebol.

Paulo Morais, especialista em marketing digital, é convidado a revelar as principais estratégias adoptadas pelo Real Madrid para conquistar mais adeptos através da Internet. As aplicações web lançadas pelos merengues e os seguidores nas redes sociais são alguns dos dados revelados pelo especialista. A aplicação miCoach é também um caso de sucesso em análise durante a conferência. O software desenvolvido pela Adidas disponibiliza um personal trainer que atribui planos de treino adequados às preferências e necessidades de cada um dos utilizadores. O projecto e os resultados são apresentados por Tiago Perdigão, head of marketing da Adidas Portugal.

O IPAM – The Marketing School é um dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na formação de profissionais da área de Gestão e do Marketing. Desde 1984 a apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta actualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados em Lisboa, Aveiro e Matosinhos. O IPAM faz parte da rede Talent Universities que concentra a maioria da oferta de cursos de Marketing e Design nas instituições privadas.
 

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