Qual é o clube português que melhor está a competir no “campeonato
das tecnologias digitais”? Esta é apenas uma das questões a que o estudo
“European Football Attendances Report 2012”, elaborado pelo IPAM – The
Marketing School, dá resposta. O trabalho analisa, individualmente, a
performance de websites oficiais (global ranking, reputation índex e
audiência) e o número de seguidores no Facebook, Twitter e Youtube dos
20 emblemas europeus que, ao longo da temporada 2011/12, mais adeptos
levaram aos estádios.
Cada vez mais, a
Internet assume-se como uma ferramenta capaz de potenciar a rede de
negócios dos clubes. A investigação – liderada por Daniel Sá, director
do IPAM Porto e Aveiro – compara a performance dos gigantes do futebol
europeu neste “campeonato digital” com a dos emblemas portugueses,
permitindo, desde logo, verificar qual a equipa nacional que alcança a
melhor posição deste ranking. As conclusões são apresentadas na Sports
Marketing 12 – IV Conferência Anual de Marketing para Desporto, que se
realiza no novo edifício do IPAM Porto, na próxima terça-feira, 22 de
Maio, a partir das 14h30.
O “European Football
Attendances Report 2012” abarca ainda uma exaustiva “radiografia” do
panorama das assistências no futebol europeu ao longo da última
temporada. Analisando a média de assistências e a taxa de ocupação
registadas por 300 equipas – que, ao longo da temporada que agora acaba
de chegar ao fim, militaram no primeiro escalão de 20 ligas europeias –,
o IPAM vai revelar os 20 clubes que registaram melhor score de
bilheteira.
Segundo o mesmo ângulo de análise,
o estudo centra-se, também, nas assistências registadas durante a
temporada pelas 16 equipas que disputaram a última edição da Liga Zon
Sagres. Confrontando os resultados com os registados na época transacta,
o estudo compara até que ponto a actual situação económica do país está
a condicionar a ida dos adeptos aos estádios.
Liga de Clubes e Real Madrid em destaque
A
conferência conta ainda com a presença do director de marketing da Liga
Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Ricardo Pereira da Silva. O
responsável vai fazer um balanço do primeiro ano de actividade da Liga
Virtual Zon Sagres. No momento em que o campeonato interactivo de
simulação na web termina a sua primeira época, Ricardo Pereira da Silva
revela o número de jogadores inscritos na plataforma e explica como pode
o jogo on-line aproximar os fãs da maior instituição portuguesa de
futebol.
Paulo Morais, especialista em
marketing digital, é convidado a revelar as principais estratégias
adoptadas pelo Real Madrid para conquistar mais adeptos através da
Internet. As aplicações web lançadas pelos merengues e os seguidores nas
redes sociais são alguns dos dados revelados pelo especialista. A
aplicação miCoach é também um caso de sucesso em análise durante a
conferência. O software desenvolvido pela Adidas disponibiliza um
personal trainer que atribui planos de treino adequados às preferências e
necessidades de cada um dos utilizadores. O projecto e os resultados
são apresentados por Tiago Perdigão, head of marketing da Adidas
Portugal.
O IPAM – The Marketing School é um
dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na
formação de profissionais da área de Gestão e do Marketing. Desde 1984 a
apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta
actualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados em Lisboa,
Aveiro e Matosinhos. O IPAM faz parte da rede Talent Universities que
concentra a maioria da oferta de cursos de Marketing e Design nas
instituições privadas.
Fonte: Central de Informação
Sem comentários:
Enviar um comentário