21 de maio de 2012

RTP analisa compra de jogos de futebol da próxima época à SportTV

A RTP não fechou ainda a porta à SportTV e analisa a possibilidade de apresentar uma proposta para a transmissão em sinal aberto dos jogos da próxima temporada da Liga Portuguesa de Futebol, disse à Lusa o director-geral. "O assunto está a ser analisado", confirmou à Lusa o director-geral de conteúdos da RTP, Luís Marinho. A SIC, em contrapartida, coloca-se desde já fora de jogo, depois de na semana passada ter anunciado que adquiriu novamente os direitos de transmissão dos jogos da Liga Europa até 2015. "Não, não vamos apresentar proposta para o campeonato nacional", confirmou à Lusa o director-geral da estação do grupo Impresa, Luís Marques. Se a SIC está servida do conteúdo futebol, com os jogos da Liga Europa e tem transmitido a Taça da Liga, a TVI, que na última temporada detinha os direitos de transmissão em sinal aberto dos jogos da Liga Portuguesa, escusou-se a comentar a questão.

O canal de Queluz adquiriu os direitos para a transmissão em sinal aberto de um jogo por jornada da Liga dos Campeões até à época 2014-2015, mas por enquanto não abre o jogo sobre um dos principais conteúdos geradores de audiências. Nem sequer sobre a hipótese de vir a transmitir alguns jogos da Liga Espanhola, cujos direitos para as próximas duas épocas foram adquiridos pela Worldcom, uma empresa pertencente ao presidente da Media Capital, Miguel Pais Amaral. A SportTV, que tem os direitos exclusivos de transmissão, começou por consultar os três canais generalistas, convidando-os a apresentar uma proposta para a transmissão de um jogo por fim de semana, como a lei determina, mas ficou sem respostas. Em seguida, deu às estações mais tempo para considerarem a questão e agora aguarda essas decisões.

"Pensamos que os operadores vão ponderar, é cedo ainda, razoavelmente cedo, e vão ponderar a sua capacidade de se candidatarem a esses jogos", afirmou à Lusa Bessa Tavares, director-geral da SportTV, estimando que possa haver respostas no prazo de "um mês, dois meses". As "dificuldades económicas e financeiras por que passa o sector audiovisual" estão a obrigar as três estações a medir com precisão os seus investimentos, reconhece Bessa Tavares. Em todo o caso, depois de ultrapassado um primeiro prazo indicativo dado pela SportTV para a apresentação de propostas, esse período foi estendido, desta vez sem prazos, e a bola volta a estar do lado das televisões. Bessa Tavares escusa-se a antecipar quando poderá haver um desfecho, reconhece que "são processos que têm alguma demora, pode demorar um mês, dois meses, ou até nada, se não houver propostas", mas o director-geral da SportTV está confiante de que aparecerão propostas. "Penso que sim, mas não posso especular, não estou dentro da gestão dessas empresas. Todas teriam interesse, mas as dificuldades que têm são de natureza financeira", afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário