4 de maio de 2012

Sinal de alerta nas finanças do futebol inglês

Levantamento divulgado recentemente apresenta resultados preocupantes sobre a saúde financeira dos clubes da ilha.


Quem acompanha o futebol fora de campo já desconfiava que alguma coisa estava azêda dentro da “geladeira” inglesa, mas esse levantamento do Begbies Traynor Group acabou por surpreender.
O levantamento abrangeu 68 clubes das 3 divisões abaixo da Premier, e revelou que 19% desses clubes, estão em sérias dificuldades econômico-financeiras, contrastando com apenas 1% das demais empresas na Inglaterra. Dificuldades que envolvem ações e sentenças de liquidação judiciais, além de problemas sérios tanto nos prazos de apresentação dos balanços contábeis, como nos desequilíbrios encontrados nos mesmos.

A causa principal apontada, é a enorme disparidade econômica entre os clubes da Premier e os da Football League. Os primeiros possuem receitas fartas e garantidas de Tv e grandes patrocinadores, enquanto os últimos, tendem a gastar em demasia (em contratações e salários fora de suas realidades) na esperança de ascender à Premier e também abocanhar uma parte daquela "riqueza" e prestígio.

Esses clubes arrecadam alguns recursos em abril e maio (com a venda antecipada de carnês para a temporada seguinte), mas os usam de forma inconsequente, agravando cada vez mais os problemas.

Gerald Krasner, sócio da consultoria, explica:
"Quando as coisas estão caminhando para uma situação ruinosa, a melhor alternativa é preservar os bons gestores (ou contratá-los), com uma antecedência suficiente para que medidas necessárias a uma reversão de rumos sejam tomadas. Quanto mais cedo um clube aceita conselhos melhor."

Seria bom que os gestores dos nossos clubes lessem, e aplicassem isso, mas por enquanto, é apenas um devaneio.

Sem comentários:

Enviar um comentário