Doze dos 15 programas de televisão mais vistos durante este ano, e
até ao momento, são jogos de futebol. Os intrusos são o Telejornal (RTP)
de 21 de Junho e o Jornal da Noite (SIC) de 27 de Junho, que
coincidiram com as transmissões de jogos nos respectivos canais. Aos
dois blocos informativos junta-se a final de A Tua Cara Não Me é
Estranha 2 (TVI) a 10 de Junho.
O jogo de quarta-feira entre Portugal e Espanha, que obteve uma
audiência de 39,5 por cento e um share de 76 por cento, lidera o top 15.
Segundo dados trabalhados pela Carat, seguem-se mais três jogos do Euro
2012: Portugal e Holanda na fase de grupos emitido na TVI (38,1 por
cento), os quartos de final com a República Checa na RTP (36,1 por
cento) e o jogo com a Alemanha na fase de grupos também na RTP (32,4 por
cento). Na quinta posição encontra-se a final da Taça da Liga, entre
Benfica e Porto. No oitavo lugar volta a surgir outro jogo do Euro 2012,
o Portugal-Dinamarca (SIC).
Nos anos anteriores manteve-se a mesma tendência de domínio do
desporto-rei. Em 2011, por exemplo, 13 dos 15 programas mais vistos
foram jogos de futebol. Apenas a novela da TVI Espírito Indomável (13º
lugar) e o concurso Peso Pesado da SIC (14º) contrariaram as
transmissões desportivas.
Desde 2004 que nenhuma outro jogo tinha tantos portugueses a assistir
como o Portugal-Espanha desta quarta-feira. Nessa altura, o
Portugal-Holanda (RTP1) chegou aos 40,9 por cento de audiência.
Recorde-se que a partir de Março de 2012 as audiências passaram a ser da
responsabilidade da GFK, quando antes estavam a cargo da Marktest.
Os líderes de audiência entre 2004 e 2012
2004: Euro 2004: Portugal Holanda (RTP1): 40,9 por cento
2005: Taça UEFA: Sporting CSKA (RTP1) 30,1 por cento
2006: Mundial 2006: Portugal França (SIC): 37,2 por cento
2007: Liga dos Campeões: Chealsea Porto (RTP1): 27,8 por cento
2008: Euro 2008: Portugal Alemanha (TVI): 34,5 por cento
2009: Qualificação Mundial 2010: Bósnia Portugal (TVI): 29,4 por cento
2010: Mundial 2010: Espanha Portugal (RTP1): 29,1 por cento
2011: Qualificação Euro 2012: Portugal Bósnia (RTP): 27,6 por cento
2012: Euro 2012: Portugal Espanha (SIC): 39,5 por cento
Fonte: Meios e Publicidade
Sem comentários:
Enviar um comentário