A Adidas esmagou as ambições da Nike no mercado do futebol ao elevar a
sua previsão de vendas de equipamentos de futebol este ano para um
recorde de mais de 1,6 mil milhões de euros. E ainda não contava com a
vitória de uma sua seleção no Euro 2012, o que veio a acontecer com a
Espanha.
O grupo alemão foi outrora a força dominante no sector de futebol,
mas tem enfrentado a crescente concorrência da Nike, a maior empresa do
mundo de artigos de desporto, que entrou neste segmento de mercado em
1994.
A Adidas tinha previsto que as vendas na categoria de futebol
estariam acima dos 1,5 mil milhões de euros alcançados em 2010,
impulsionadas na altura pela final do Campeonato do Mundo. A Nike
alcançou vendas no futebol de 1,8 mil milhões de dólares em 2011 e a sua
quota de mercado é estimada em 36%, contra os 38% da Adidas.
"O futebol é o coração e a alma da nossa empresa e é o que fez a
Adidas grande», afirmou Herbert Hainer, CEO da marca, a jornalistas em
Varsóvia. «Ganhamos quota de mercado de acordo com todos os números que
disponho".
Hainer negou que a Adidas, a segundo maior produtora mundial de
vestuário de desporto, esteja interessada em comprar a Umbro, a marca
colocada à venda pela Nike."Já somos os líderes de mercado no futebol,
não precisamos de outra marca", explicou o CEO.
A Adidas divulgou que o Euro 2012, que decorreu na Polónia e na
Ucrânia, permitiu recuperar a liderança de mercado na Polónia, apesar da
equipa polaca ser patrocinada pela norte-americana Nike. Hainer disse
que este desempenho deveu-se a produtos como as chuteiras Adizero F50
usadas por Lionel Messi da Argentina, eleito jogador do ano pela FIFA,
bem como à sua rede de lojas próprias por todo o país.
Entre os bestsellers da Adidas no futebol encontram-se as réplicas
das camisolas da Alemanha, com mais de um milhão vendidas, tornando-a na
camisola da Adidas mais popular nos campeonatos europeus. Os fãs estão
também a ser seduzidos pelas réplicas da bola do campeonato, com o grupo
a prever vender mais de sete milhões este ano, e o vice-presidente de
futebol Markus Baumann revelou que o grupo prepara-se também para um
recorde de vendas de chuteiras.
Hainer indicou ainda ter ficou surpreendido com a popularidade da
camisola verde da Alemanha, em estilo retro e da camisola espanhola.
«Vendemos perto de um milhão de camisolas e sabemos que a situação
económica em Espanha não é a melhor», acrescentou o responsável.
Das seis equipas patrocinadas pela marca Adidas no Euro 2012, apenas a
Espanha, a Alemanha e a Grécia chegaram aos quartos-de-final. Mas foi a
Espanha que acabou por conquistar a almejada taça do Euro 2012.
Do ponto de vista negativo, na sequência da contestação pública, a
Adidas esteve em destaque recentemente quando cancelou o lançamento de
um modelo de sapatilhas que continham uma espécie de algemas
incorporadas. Para além deste caso, um nova-iorquino processou uma
unidade da Adidas, alegando que foi enganado sobre os benefícios
potenciais do calçado desenhado para imitar o efeito de correr descalço.
Fonte: Portugal Textil
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