Apesar de as marcas despenderem centenas
de milhões de dólares no patrocínio aos Jogos Olímpicos, muitas das
vezes os consumidores não sabem quais delas estão, de facto, ligadas
contratualmente ao evento, e até acabam por confundir os patrocinadores
com os seus… rivais.
De acordo com um estudo da consultora
Toluna, citado pela AdAge, 37% dos inquiridos identificou
incorrectamente a Nike como sendo patrocinadora oficial dos Jogos
Olímpicos de Londres 2012, ao passo que apenas 24% associou a Adidas –
que é, de facto, patrocinadora – ao evento. O estudo, realizado entre 16
e 18 de Julho, teve por base um painel de 1034 norte-americanos.
De acordo com a AdAge, a confusão pode
ficar a dever-se ao facto de a Nike ter, ao longo dos anos, associado
com sucesso as suas marcas a atletas de vários desportos. Para além
disso, a Nike é também “especialista” no chamado marketing parasita,
sublinha aquela publicação. Na passada sexta-feira, que marcou a
abertura oficial dos Jogos Olímpicos, a marca lançou a campanha global “Find your greatness”, que mostra atletas amadores que competem em diversos locais do mundo intitulados “Londres”.
Segundo o mesmo estudo, a Coca-Cola foi a
marca mais associada aos Jogos, tendo sido citada por 47% dos
inquiridos. Ainda assim, 28% respondeu incorrectamente Pepsi. Da mesma
forma, 40% dos inquiridos nomeou acertadamente a cadeia de restaurantes
fast food McDonald’s, mas 19% continua a achar que a rival Burguer King é
a patrocinadora (as marcas pagam pelo patrocínio exclusivo em cada
categoria).
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