30 de julho de 2012

Consumidores não sabem quem patrocina os Jogos Olímpicos

Apesar de as marcas despenderem centenas de milhões de dólares no patrocínio aos Jogos Olímpicos, muitas das vezes os consumidores não sabem quais delas estão, de facto, ligadas contratualmente ao evento, e até acabam por confundir os patrocinadores com os seus… rivais.
De acordo com um estudo da consultora Toluna, citado pela AdAge, 37% dos inquiridos identificou incorrectamente a Nike como sendo patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ao passo que apenas 24% associou a Adidas – que é, de facto, patrocinadora – ao evento. O estudo, realizado entre 16 e 18 de Julho, teve por base um painel de 1034 norte-americanos.
De acordo com a AdAge, a confusão pode ficar a dever-se ao facto de a Nike ter, ao longo dos anos, associado com sucesso as suas marcas a atletas de vários desportos. Para além disso, a Nike é também “especialista” no chamado marketing parasita, sublinha aquela publicação. Na passada sexta-feira, que marcou a abertura oficial dos Jogos Olímpicos, a marca lançou a campanha global “Find your greatness”, que mostra atletas amadores que competem em diversos locais do mundo intitulados “Londres”.
Segundo o mesmo estudo, a Coca-Cola foi a marca mais associada aos Jogos, tendo sido citada por 47% dos inquiridos. Ainda assim, 28% respondeu incorrectamente Pepsi. Da mesma forma, 40% dos inquiridos nomeou acertadamente a cadeia de restaurantes fast food McDonald’s, mas 19% continua a achar que a rival Burguer King é a patrocinadora (as marcas pagam pelo patrocínio exclusivo em cada categoria).
 
Fonte: Marketeer

Sem comentários:

Enviar um comentário