Estudo mostra que patrocinar os Jogos Olímpicos fortalece as marcas
A Havas Sports & Entertainment (HS&E), agência de
marketing esportivo e entretenimento do Grupo Havas, divulga o “Olympic
Sponsorship Study”, que visa identificar os efeitos do patrocínio aos
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos nas marcas patrocinadoras e acompanhar o
interesse e atitudes dos consumidores com relação ao evento durante um
período de dois anos e meio (antes, durante e após as Olímpiadas). Os
resultados prévios mostram que os Jogos de Londres 2012 já trouxeram
fortalecimento de marca e benefícios comerciais aos patrocinadores
oficiais, mesmo antes do início do evento.
O estudo aponta que a percepção de marca está, em média, 25-50% mais
positiva entre os patrocinadores Tier One e Tier Two analisados. Dentre
os impactados pelas ações, há cerca de 50% mais probabilidade de
considerar uma marca “inspiradora” e “confiável” e 25% estão mais
propensos a avaliar os patrocinadores como “admirável”. Esta imagem
fortalecida se traduz em uma retribuição de compra significativamente
maior entre aqueles impactados pelo patrocínio, sendo que 50% estão mais
tendenciosos a realizar uma compra de um produto do patrocinador
oficial.
Segundo Noémie Claret, gerente de novos negócios e planejamento
estratégico para eventos internacionais da HS&E, este estudo mostra o
que acontecerá com as marcas brasileiras nos próximos anos com a
realização das Olimpíadas no país. “Pensando nos Jogos Olímpicos de
2016, as marcas que já investiram ou vão investir para se tornar
patrocinador deste evento terão de usar essa oportunidade para interagir
com o público-alvo de maneira significativa a ponto de alcançar essa
associação positiva citada no estudo. Nossa visão de mais de 20 anos de
mercado e o trabalho com 10 patrocinadores em Londres 2012 nos mostra
que as campanhas mais eficazes são aquelas que melhoram a experiência de
marca e agregam valor à relação com o consumidor”, completa.
A pesquisa será apresentada na HS&E House em Londres, entre os
dias 27 de julho e 12 de agosto, durante uma série de seminários que
reunirá especialistas do esporte e órgãos governamentais. Entre os
palestrantes estarão representantes das empresas Coca-Cola, Visa,
Heineken, P&G, YouTube, Twitter, NBA, entre outros.
Sobre o estudo
O estudo estará concluído no próximo ano e irá abranger nove ondas de
pesquisa entre março de 2011 e agosto de 2013. O método de pesquisa
envolve questionários online com uma amostra de mil adultos do Reino
Unido por onda e medirá a percepção das pessoas com relação às marcas e
os programas de ativação dos patrocinadores oficiais dos Jogos. Serão
avaliadas a percepção da marca, a imagem da empresa, retribuição de
compra e propriedade do produto de todos os patrocinadores do evento
(divididos nos níveis Top, 1, 2 e 3). O resultado permitirá identificar a
relação entre consciência de patrocínio e atitudes em relação aos
patrocinadores.
Também serão abrangidos pelo estudo uma série de medidas relacionadas
ao interesse das pessoas pelos Jogos e patrocinadores e os valores
associados às Olimpíadas. Ao final, a pesquisa analisará a eficácia do
patrocínio aos Jogos Olimpicos em influenciar as atitudes e percepções
dos consumidores, bem como o impacto sobre a venda dos produtos.
Sobre a Havas Sports & Entertainment
A Havas Sports & Entertainment é a rede de engajamento global da
Havas. Integrada a Havas Media, possui 34 escritórios em 20 mercados,
incluindo as sedes da Havas Sports & Entertainment, Grupo Cake e
agências da ignition, e oferece soluções criativas baseadas em
conhecimento, experiência e profunda compreensão do que une as pessoas
em comunidades: as paixões compartilhadas.
O objetivo é criar relações significativas entre marcas e pessoas por
meio de suas paixões usando a criatividade, mídia e tecnologia. Quer se
trate de patrocínio, criação de conteúdo, parcerias, endosso de
celebridades, redes sociais, experiências de marca, recomendamos
soluções pioneiras de engajamento para garantir uma conversa com os
atuais e futuros fãs das marcas.
Entre os clientes globais da Havas Sports & Entertainment estão:
adidas, Atos, BBVA, British Airways, The Coca-Cola Company, Danone, EDF,
IKEA, Hyundai, Kia, Lloyds Banking Group, LVMH, Mars, Nintendo, Orange,
Procter & Gamble, PSA Peugeot Citroën, Reckitt Benckiser,
Santander, Sony, Yahoo! e organizações desportivas como Associação
Argentina de Tênis, English Premier League, FIFA, Federação Francesa de
Golf, Federação Italiana de Rugby e Roland Garros. Para obter mais
informações, visite www.havas-se.com.
A Havas Sports & Entertainment é organizadora oficial da Global Sports Forum Barcelona, ao lado da cidade de Barcelona.
Fonte: inteligeMcia
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