27 de julho de 2012

Estudo mostra que patrocinar os Jogos Olímpicos fortalece as marcas

A Havas Sports & Entertainment (HS&E), agência de marketing esportivo e entretenimento do Grupo Havas, divulga o “Olympic Sponsorship Study”, que visa identificar os efeitos do patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos nas marcas patrocinadoras e acompanhar o interesse e atitudes dos consumidores com relação ao evento durante um período de dois anos e meio (antes, durante e após as Olímpiadas). Os resultados prévios mostram que os Jogos de Londres 2012 já trouxeram fortalecimento de marca e benefícios comerciais aos patrocinadores oficiais, mesmo antes do início do evento.

O estudo aponta que a percepção de marca está, em média, 25-50% mais positiva entre os patrocinadores Tier One e Tier Two analisados. Dentre os impactados pelas ações, há cerca de 50% mais probabilidade de considerar uma marca “inspiradora” e “confiável” e 25% estão mais propensos a avaliar os patrocinadores como “admirável”. Esta imagem fortalecida se traduz em uma retribuição de compra significativamente maior entre aqueles impactados pelo patrocínio, sendo que 50% estão mais tendenciosos a realizar uma compra de um produto do patrocinador oficial.

Segundo Noémie Claret, gerente de novos negócios e planejamento estratégico para eventos internacionais da HS&E, este estudo mostra o que acontecerá com as marcas brasileiras nos próximos anos com a realização das Olimpíadas no país. “Pensando nos Jogos Olímpicos de 2016, as marcas que já investiram ou vão investir para se tornar patrocinador deste evento terão de usar essa oportunidade para interagir com o público-alvo de maneira significativa a ponto de alcançar essa associação positiva citada no estudo. Nossa visão de mais de 20 anos de mercado e o trabalho com 10 patrocinadores em Londres 2012 nos mostra que as campanhas mais eficazes são aquelas que melhoram a experiência de marca e agregam valor à relação com o consumidor”, completa.

A pesquisa será apresentada na HS&E House em Londres, entre os dias 27 de julho e 12 de agosto, durante uma série de seminários que reunirá especialistas do esporte e órgãos governamentais. Entre os palestrantes estarão representantes das empresas Coca-Cola, Visa, Heineken, P&G, YouTube, Twitter, NBA, entre outros.

Sobre o estudo

O estudo estará concluído no próximo ano e irá abranger nove ondas de pesquisa entre março de 2011 e agosto de 2013. O método de pesquisa envolve questionários online com uma amostra de mil adultos do Reino Unido por onda e medirá a percepção das pessoas com relação às marcas e os programas de ativação dos patrocinadores oficiais dos Jogos. Serão avaliadas a percepção da marca, a imagem da empresa, retribuição de compra e propriedade do produto de todos os patrocinadores do evento (divididos nos níveis Top, 1, 2 e 3). O resultado permitirá identificar a relação entre consciência de patrocínio e atitudes em relação aos patrocinadores.

Também serão abrangidos pelo estudo uma série de medidas relacionadas ao interesse das pessoas pelos Jogos e patrocinadores e os valores associados às Olimpíadas. Ao final, a pesquisa analisará a eficácia do patrocínio aos Jogos Olimpicos em influenciar as atitudes e percepções dos consumidores, bem como o impacto sobre a venda dos produtos.
Sobre a Havas Sports & Entertainment

A Havas Sports & Entertainment é a rede de engajamento global da Havas. Integrada a Havas Media, possui 34 escritórios em 20 mercados, incluindo as sedes da Havas Sports & Entertainment, Grupo Cake e agências da ignition, e oferece soluções criativas baseadas em conhecimento, experiência e profunda compreensão do que une as pessoas em comunidades: as paixões compartilhadas.

O objetivo é criar relações significativas entre marcas e pessoas por meio de suas paixões usando a criatividade, mídia e tecnologia. Quer se trate de patrocínio, criação de conteúdo, parcerias, endosso de celebridades, redes sociais, experiências de marca, recomendamos soluções pioneiras de engajamento para garantir uma conversa com os atuais e futuros fãs das marcas.

Entre os clientes globais da Havas Sports & Entertainment estão: adidas, Atos, BBVA, British Airways, The Coca-Cola Company, Danone, EDF, IKEA, Hyundai, Kia, Lloyds Banking Group, LVMH, Mars, Nintendo, Orange, Procter & Gamble, PSA Peugeot Citroën, Reckitt Benckiser, Santander, Sony, Yahoo! e organizações desportivas como Associação Argentina de Tênis, English Premier League, FIFA, Federação Francesa de Golf, Federação Italiana de Rugby e Roland Garros. Para obter mais informações, visite www.havas-se.com.

A Havas Sports & Entertainment é organizadora oficial da Global Sports Forum Barcelona, ao lado da cidade de Barcelona.

Fonte: inteligeMcia

Sem comentários:

Enviar um comentário