30 de agosto de 2012

Facebook e TV os preferidos para seguir JO

O Facebook foi a rede social que mais gente escolheu para seguir os Jogos Olímpicos (JO), sendo a televisão o meio preferido para os acompanhar. Este é o resultado da quarta e última vaga do estudo internacional -“London Olympics 2012 – Impact Study” - desenvolvido pela OMD, agência do Omnicom Media Group, liderado em Portugal por Luís Mergulhão.
Quando questionados sobre qual a rede social usada para acompanhar os JO, 39 por cento dos inquiridos afirmou preferir o Facebook. Em segundo lugar das preferências está o Twitter, com 17 por cento das respostas, e em terceiro a rede social chinesa Sina Weibo (14 por cento).

O Facebook foi mais utilizado no México (72 por cento) e no Brasil (70 por cento). Na Europa, a Itália foi o país que registou um maior número de adeptos da rede de Zuckerberg (52 por cento). Também o México foi o país onde se verificou uma maior utilização do Twitter (43 por cento), seguindo-se a Espanha e o Canadá (30 e 35 por cento, respetivamente).

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 verificou-se um grande interesse em acompanhar o evento através da internet, tornando-se, assim, nos jogos mais digitais até ao momento. Contudo, o estudo realça que a televisão continua a ser o meio privilegiado para seguir o evento.

Em relação ao acompanhamento dos JO através da internet, 73 por cento das escolhas recaíram sobre os computadores, tendo os smartphones registado, também, um número bastante elevado de adeptos (46 por cento). Os tablets foram igualmente utilizados para seguir as olimpíadas (23 por cento).

O relatório monitorizou, ainda, as redes sociais, fóruns e blogues em 14 mercados, com o intuito de saber quais os assuntos mais falados relativamente a Londres 2012. Desta forma, conclui-se que, no que toca a patrocinadores, a McDonald’s foi a grande líder, com mais de metade do buzz (53 por cento). Seguiu-se-lhe a Coca-Cola (16 por cento) e a Adidas (sete por cento).

Na última semana de competição, o nome mais “badalado” nas redes sociais foi o de Usain Bolt, com cerca de 1800 mil posts. Michael Phelps foi também um dos atletas que centrou mais atenção, assim como Tom Daley, Andy Murray, Mo Farrah e Jessica Ennis.

De acordo com o “London Olympics 2012 – Impact Study”, Usain Bolt foi mesmo o maior tópico de discussão online. Com 46 por cento das preferências, o atleta jamaicano obteve mais atenção do que a cerimónia de encerramento dos Jogos (34 por cento). As Olimpíadas de 2016, que se vão realizar no Rio de Janeiro, foram outro dos focos de atenção (sete por cento) dos cibernautas.

Fonte: LPM

Sem comentários:

Enviar um comentário