8 de setembro de 2012

Sport Zone: há 15 anos a apostar no desporto português

Há 15 anos abria em Portugal a primeira loja Sport Zone, no Gaia Shopping. Hoje, entre Portugal e Espanha, a marca conta já com 112 unidades lojisticas, sendo a mais recente a de Lamego. Para comemorar o aniversário, a marca realiza a sexta Meia MaratonaSport Zone, que une a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia.
O Briefing falou com departamento de marketing da insígnia que fez o balanço destes 15 anos.

Briefing | Que balanço fazem destes 15 anos?

Departamento de Marketing Sport Zone | Foram 15 anos de grande sucesso, pois ao longo dos mesmos construímos o que é hoje a Sport Zone: a cadeia de lojas de desporto líder em Portugal, contando com uma rede de lojas na Península Ibérica com uma área total de venda de 106.900 metros quadrados (média de venda de mil metros quadrados) estando presente nos principais centros comerciais e com 2,1 milhões de clientes fidelizados.  
Transformámos o mercado português inovando no formato, oferecendo numa primeira fase uma gama alargada de artigos e equipamentos para diferentes modalidades, com marcas internacionais como parceiras. Recentemente, fruto do investimento na área de desenvolvimento de produto, o portfólio de marcas presentes nas nossas lojas alargou-se também a marcas exclusivas como a BERG, Deeply, New Fit, KOHLER, entre outras. Hoje acreditamos ter a proposta de valor mais equilibrada e competitiva do mercado, com um equilíbrio diferenciador entre as marcas de desporto que são referência mundial, sinónimo de inovação, qualidade e especialidade, e marcas exclusivas em que procuramos oferecer sempre a melhor relação qualidade/preço do mercado. 
Ao longo destes 15 anos projetámos, consistentemente, um espírito de forte motivação e promoção da prática desportiva, desenvolvendo periodicamente múltiplos eventos, apoiando atletas, clubes, federações e o movimento olímpico português. Materializando isto mesmo, tivemos recentemente o orgulho de ver que foram dois dos “nossos” atletas os que melhores resultados conseguiram nas Olimpíadas Londres 2012. Há 5 anos que patrocinamos a Federação Portuguesa de Canoagem e os seus atletas Emanuel Silva e Fernando Pimenta, contribuindo assim para a sua evolução enquanto atletas de alta competição, dos seus resultados e para a concretização do seu sonho olímpico. 


Briefing | Como pretendem comemorar os 15 anos da marca?

DMSZ | Colocamos sempre os recursos da Sport Zone ao serviço do cliente e da comunidade no sentido de facilitar o acesso à prática desportiva de todos, através de promoções em marcas internacionais, dos preços acessíveis que conseguimos oferecer nas nossas marcas exclusivas e dos apoios a eventos desportivos e a atletas.
O reforço da competitividade das nossas marcas exclusivas e o incremento da atividade promocional traduzem o compromisso da Sport Zone em estar ao lado dos nossos clientes em todos os momentos, mas, em especial, nos mais difíceis. De janeiro a julho, o nosso compromisso com o cliente atingiu 5,9 milhões de euros em descontos concedidos.
Ao nível de relações com a comunidade, mesmo na conjuntura atual, conseguimos manter o apoio à maioria dos projetos, dos quais destacamos o apoio ao Comité Olímpico de Portugal e Comité Paralímpico de Portugal, equipando as respetivas equipas nos Jogos Olímpicos de Londres. É com muito orgulho que podemos afirmar que, com 15 anos, uma marca de desporto portuguesa subiu ao pódio olímpico no peito de 2 atletas portugueses.


Briefing | Que previsões fazem para os próximos tempos?

DMSZ | Na conjuntura atual é um dado adquirido que a recuperação do mercado vai ser lenta. Neste contexto, os desafios de curto prazo da Sport Zone passam por: (i) reforçar a posição de liderança no retalho de desporto em Portugal, (ii) consolidar o parque de lojas em Espanha e aumentar a sua rentabilidade, (iii) internacionalizar algumas das nossas marcas exclusivas, como a Berg e a Deeply, (iv) garantir ao cliente que temos a melhor proposta de valor do mercado, cumprindo com as suas necessidades e expetativas e, por isso, continuando a merecer a sua preferência enquanto loja de desporto.

Fonte: Briefing

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