Há 15 anos abria em Portugal a primeira loja Sport Zone, no Gaia
Shopping. Hoje, entre Portugal e Espanha, a marca conta já com 112
unidades lojisticas, sendo a mais recente a de Lamego. Para comemorar o
aniversário, a marca realiza a sexta Meia MaratonaSport Zone, que une a
cidade do Porto a Vila Nova de Gaia.
O Briefing falou com departamento de marketing da insígnia que fez o balanço destes 15 anos.
Briefing | Que balanço fazem destes 15 anos?
Departamento de Marketing Sport Zone |
Foram 15 anos de grande sucesso, pois ao longo dos mesmos construímos o
que é hoje a Sport Zone: a cadeia de lojas de desporto líder em
Portugal, contando com uma rede de lojas na Península Ibérica com uma
área total de venda de 106.900 metros quadrados (média de venda de mil
metros quadrados) estando presente nos principais centros comerciais e
com 2,1 milhões de clientes fidelizados.
Transformámos o mercado
português inovando no formato, oferecendo numa primeira fase uma gama
alargada de artigos e equipamentos para diferentes modalidades, com
marcas internacionais como parceiras. Recentemente, fruto do
investimento na área de desenvolvimento de produto, o portfólio de
marcas presentes nas nossas lojas alargou-se também a marcas exclusivas
como a BERG, Deeply, New Fit, KOHLER, entre outras. Hoje acreditamos ter
a proposta de valor mais equilibrada e competitiva do mercado, com um
equilíbrio diferenciador entre as marcas de desporto que são referência
mundial, sinónimo de inovação, qualidade e especialidade, e marcas
exclusivas em que procuramos oferecer sempre a melhor relação
qualidade/preço do mercado.
Ao longo destes 15 anos projetámos,
consistentemente, um espírito de forte motivação e promoção da prática
desportiva, desenvolvendo periodicamente múltiplos eventos, apoiando
atletas, clubes, federações e o movimento olímpico português.
Materializando isto mesmo, tivemos recentemente o orgulho de ver que
foram dois dos “nossos” atletas os que melhores resultados conseguiram
nas Olimpíadas Londres 2012. Há 5 anos que patrocinamos a Federação
Portuguesa de Canoagem e os seus atletas Emanuel Silva e Fernando
Pimenta, contribuindo assim para a sua evolução enquanto atletas de alta
competição, dos seus resultados e para a concretização do seu sonho
olímpico.
Briefing | Como pretendem comemorar os 15 anos da marca?
DMSZ |
Colocamos sempre os recursos da Sport Zone ao serviço do cliente e da
comunidade no sentido de facilitar o acesso à prática desportiva de
todos, através de promoções em marcas internacionais, dos preços
acessíveis que conseguimos oferecer nas nossas marcas exclusivas e dos
apoios a eventos desportivos e a atletas.
O reforço da
competitividade das nossas marcas exclusivas e o incremento da atividade
promocional traduzem o compromisso da Sport Zone em estar ao lado dos
nossos clientes em todos os momentos, mas, em especial, nos mais
difíceis. De janeiro a julho, o nosso compromisso com o cliente atingiu
5,9 milhões de euros em descontos concedidos.
Ao nível de relações
com a comunidade, mesmo na conjuntura atual, conseguimos manter o apoio à
maioria dos projetos, dos quais destacamos o apoio ao Comité Olímpico
de Portugal e Comité Paralímpico de Portugal, equipando as respetivas
equipas nos Jogos Olímpicos de Londres. É com muito orgulho que podemos
afirmar que, com 15 anos, uma marca de desporto portuguesa subiu ao
pódio olímpico no peito de 2 atletas portugueses.
Briefing | Que previsões fazem para os próximos tempos?
DMSZ |
Na conjuntura atual é um dado adquirido que a recuperação do mercado
vai ser lenta. Neste contexto, os desafios de curto prazo da Sport Zone
passam por: (i) reforçar a posição de liderança no retalho de desporto
em Portugal, (ii) consolidar o parque de lojas em Espanha e aumentar a
sua rentabilidade, (iii) internacionalizar algumas das nossas marcas
exclusivas, como a Berg e a Deeply, (iv) garantir ao cliente que temos a
melhor proposta de valor do mercado, cumprindo com as suas necessidades
e expetativas e, por isso, continuando a merecer a sua preferência
enquanto loja de desporto.
Fonte: Briefing
Sem comentários:
Enviar um comentário