14 de novembro de 2012

O Preço de Messi

Argentino ganha 10,5 milhões de euros anuais e soma 76 golos em 2012. Cada um dos 60 tentos de Ronaldo (10 milhões/ano) fica por 168 mil.

Em 1958, quando Pelé foi prodígio no título mundial do Brasil com apenas 17 anos e chegou aos 75 golos num ano, ninguém imaginava que o registo fosse superado, nem se faziam contas ao valor de cada golo. Catorze anos depois, o alemão Gerd Müller colocou a fasquia em 85 golos e a reacção foi semelhante. No domingo, Messi chegou aos 76 (64 no Barça e 12 pela Argentina) e, numa época tão marcada pelas questões económicas, tendo em conta o seu salário anual de 10,5 milhões, cada golo custa pouco mais de 139 mil euros.

Face ao mediatismo do duelo com a estrela do Barcelona por títulos e estatuto, mas também levando em atenção o extraordinário número de golos que obtém, no caso de Cristiano Ronaldo cada um dos 60 golos marcados este ano tem um custo aproximado de 168 mil euros. Em ambos os casos, qualquer adepto ou dirigente de Barcelona e Real Madrid, confrontado com a relação custo/proveito, dirá que vale a pena pagar, tal o número de troféus conquistados por influência do rendimento dos dois avançados. "São dois monstros", comentou Higuaín, dianteiro argentino do Real Madrid. Usain Bolt, triplo campeão olímpico de velocidade em 2008 e 2012, não hesita: "Ronaldo é melhor, mais completo."

Outro goleador que não pode considerar-se caro é o colombiano Radamel Falcão, cujo desempenho pelo Atlético Madrid chega aos 43 golos em 2012. Com um salário anual na ordem dos quatro milhões de euros, cada golo tem um custo próximo dos 94 mil euros.

Fonte: Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário