2 de novembro de 2012

Guerra familiar resulta na venda da Lacoste

Uma disputa pela liderança entre o filho e a neta do fundador da Lacoste, o antigo tenista René Lacoste, resultou na transferência da maioria do capital da empresa das mãos da família para o grupo suíço Maus Frères, que aumentou a sua participação na empresa de 30 para 65%.

De acordo com o site da Exame brasileira, a origem da contenda familiar remonta a Setembro passado, quando Sophie Lacoste-Dournel conseguiu, com a ajuda de alguns membros da família, afastar o seu pai (e filho do fundador), Michel Lacoste, do comando da empresa, tornando-se presidente executiva e presidente do Conselho de Administração. Como reacção a esta “substituição” à sua revelia, Michel Lacoste, que estava na liderança há sete anos, decidiu oferecer a sua participação de 30,3% ao grupo suíço e investidor da empresa Maus Frères. O grupo, que é responsável pela distribuição de marcas como Gant e Manor, já aceitou a proposta, mas os contornos do negócio não são ainda conhecidos.

Desta forma, a empresa do icónico crocodilo verde, que tem 79 anos de história, deixou de ser um negócio familiar. Antes do negócio, o capital da empresa estava dividido por três grupos: o liderado por Sophie, que ainda detém quase 35%; o comandado por Michel, com pouco mais de 30%; e o grupo Maus Frères, que através da sua subsidiária Devanlay possuía cerca de 35% – o que lhe dava direito a três votos no Conselho de Administração.

Num comunicado divulgado hoje, o grupo Maus Frères anunciou que ofereceu as mesmas condições que foram propostas por Michel Lacoste para adquirir a participação dos restantes accionistas da família – o grupo liderado por Sophie Lacoste-Dournel. Segundo o jornal Le Fígaro, a actual presidente executiva tem até ao dia 12 de Novembro para dizer se aceita ou não o negócio.

Em entrevista ao jornal Le Monde, Michel Lacoste justificou a decisão de vender a sua parte pela necessidade de salvaguardar o futuro da empresa. O herdeiro de René Lacoste acusou ainda a filha de não ter capacidade para liderar uma empresa de sucesso. Antes de assumir o controlo da empresa, Sophie Lacoste-Dournel era actriz de teatro.

De acordo com a agência Reuters, o negócio com o grupo Maus Frères avalia a marca de artigos desportivos de luxo entre mil milhões e 1,25 mil milhões de euros.

Fonte: Marketeer

Sem comentários:

Enviar um comentário