24 de janeiro de 2013

Benfica tem receitas de 111 milhões de euros mas continua fora dos 20 maiores clubes

As receitas do Benfica subiram 9% no ano passado mas o avanço nas contas não foi suficiente para impedir que os encarnados descessem uma posição entre os maiores clubes da Europa, nas contas da consultora Deloitte.

O clube liderado por Luís Filipe Vieira alcançou receitas na ordem dos 111,1 milhões de euros na época 2011/2012, o que compara com os 102 milhões de euros na época anterior e os 98,2 milhões de euros registados um ano antes, de acordo com as contas do “Football Money League 2013”.

Apesar do avanço nas contas, as águias desceram de posição. Em vez do 21º lugar do ano passado, estão agora na 22ª posição. Isto porque o Newcastle somou mais dinheiro com as receitas de transmissão televisiva e, com 115,3 milhões de euros, conseguiu retirar do ranking dos 20 o Valência, que apresenta os mesmos 111,1 milhões de euros que o Benfica.

Mais uma vez, o Benfica fica perto de entrar na lista dos 20 maiores clubes mas não o consegue. No ano passado, o clube da Luz era apontado como aquele que poderia entrar nessa lista, caso avançasse nas fases da Liga dos Campeões e caso conseguisse receitas adicionais. A verdade é que o colectivo treinado por Jorge Jesus (na foto) chegou aos quartos-de-final da liga milionária, tendo sido derrotado pelo Chelsea. Contudo, não conseguiu subir ao grupo dos “capitães” desta indústria do futebol.

Este ano, o estudo da Deloitte não reserva nenhum espaço para comentar o desempenho do Benfica mas, no ano passado, a consultora referia o “forte conjunto de fãs” e as “excelentes instalações do estádio da Luz” como suporte do clube.

Já no ano anterior, havia a expectativa, enunciada pelo “partner” da entidade, de que as águias voassem para este ranking dos 20 maiores clubes, de onde saiu em 2006. Depois de dois anos seguidos com esta expectativa a ser sublinhada mas sem ser concretizada, a Deloitte não faz, desta vez, nenhuma menção a essa possibilidade.

Aumento das receitas do Benfica acompanham Europa

Com os 111,1 milhões de euros de receitas, nas contas da consultora, o Benfica apresenta um número mais de quatro vezes abaixo do apresentado pelo Real Madrid, que superou, pela primeira vez, os 500 milhões de euros em receitas ao chegar aos 512,6 milhões de euros. O segundo lugar é do Barcelona, com 483 milhões de euros.

O aumento de 9% das receitas dos encarnados é ligeiramente inferior à subida de 10% das receitas dos 20 maiores clubes do Money League.

As receitas calculadas pela Deloitte estão relacionadas com as receitas de bilheteira, de transmissão televisiva e de participação em competições, ou seja, a capacidade que o clube tem para gerar receitas através das operações diárias relacionadas com o futebol.



Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário