17 de maio de 2013

Final da Liga Europa: Benfica x Chelsea

A passada quarta-feira contou com mais uma importante transmissão futebolística, desta vez, com emissão por parte da estação de Carnaxide. A Grande Final da Liga Europa que opôs Benfica e o Chelsea no Arena de Amesterdão não foi apenas o programa mais visto do dia 15 Maio na televisão portuguesa, foi o programa mais visto desde o início do ano com uma audiência média de 3 185 140 indivíduos.

Os encarnados entraram em força no relvado holandês e controlaram grande parte do encontro mas foi o jogador Torres do Chelsea a marcar primeiro nesta final. O benfiquista Cardozo restabeleceu o empate através da grande penalidade 8 minutos depois. Quando todos já pensavam no prolongamento, Ivanovic, na sequência de um canto consegue, já em período de descontos, cabecear para o 2-1. Com este desfecho, o Benfica perde a 7ª final Europeia para grande desgosto de muitos portugueses, em especial dos adeptos do Glorioso.

A transmissão da entrega da Taça da Liga Europa que se seguiu ao jogo foi o 2º programa mais visto a 15 de Maio por parte dos telespectadores portugueses não obstante a festa ser de azul, mais de 2 milhões e meio de portugueses assistiram à festa do Chelsea.

O perfil de audiência desta final, maioritariamente masculino e a partir dos 45 anos, traduz, contudo, maior transversalidade ao nível dos grupos demográficos quando comparado com a generalidade dos jogos de futebol, um comportamento que vem sendo cada vez mais habitual desde o Euro 2004, sobretudo quando se trata de duelos decisivos com equipas estrangeiras. Esta realidade não será alheia a um clube português com a dimensão do S.L.Benfica.

Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)

Sem comentários:

Enviar um comentário