27 de junho de 2013

Brasil comunica impacto positivo da Copa das Confederações

Os turistas estrangeiros e brasileiros que estão de visitam as seis sedes da Copa das Confederações deixarão, no comércio local, mais de 106 milhões de euros durante os 15 dias da competição. A comunicação está a ser feita pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) numa altura em que os media internacionais divulgam imagens de manifestações consecutivas nas principais cidades do país, que têm os investimentos avultados em futebol como um dos alvos.

Segundo a Embratur, foram vendidos 13.759 ingressos para estrangeiros e 111.569 para brasileiros. Segundo os cálculos da Embratur, o turista estrangeiro fica cerca de 10 dias na cidade, já o brasileiro, permanece três dias no local do jogo. Rio de Janeiro, onde ocorrerá a final da Copa das Confederações, deve ser a cidade que mais receberá turistas estrangeiros – cerca de 4.748 visitantes – que gastarão cerca de 9.842.810 euros. O gasto total dos turistas estrangeiros para a Copa deverá ser de cerca de 24 milhões de euros. Já os turistas brasileiros deverão gastar 59 milhões de euros durante os quinze dias do torneio. Estima-se ainda que os gastos em alojamento e alimentação das delegações e selecções rondarão os 24 milhões de euros. “Estes números mostram como os mega eventos trazem um retorno directo à economia local. Uma parte importante destes recursos vai directamente para o bolso dos comerciantes locais, vendedores de rua e pequenos empreendedores”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. Sobre as manifestações, o responsável considera que “o mundo está a acostumar-se a ver grandes manifestações de massa como um fenómeno democrático e saudável. O Brasil, uma das maiores democracias do mundo, não poderia ficar de fora”, afirmou o mesmo responsável.

Fonte: Meios e Comunicação

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