Os turistas estrangeiros e brasileiros que estão de visitam as seis
sedes da Copa das Confederações deixarão, no comércio local, mais de 106
milhões de euros durante os 15 dias da competição. A comunicação está a
ser feita pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) numa altura
em que os media internacionais divulgam imagens de manifestações
consecutivas nas principais cidades do país, que têm os investimentos
avultados em futebol como um dos alvos.
Segundo a Embratur, foram vendidos 13.759 ingressos para estrangeiros
e 111.569 para brasileiros. Segundo os cálculos da Embratur, o turista
estrangeiro fica cerca de 10 dias na cidade, já o brasileiro, permanece
três dias no local do jogo. Rio de Janeiro, onde ocorrerá a final da
Copa das Confederações, deve ser a cidade que mais receberá turistas
estrangeiros – cerca de 4.748 visitantes – que gastarão cerca de
9.842.810 euros. O gasto total dos turistas estrangeiros para a Copa
deverá ser de cerca de 24 milhões de euros. Já os turistas brasileiros
deverão gastar 59 milhões de euros durante os quinze dias do torneio.
Estima-se ainda que os gastos em alojamento e alimentação das delegações
e selecções rondarão os 24 milhões de euros. “Estes números mostram
como os mega eventos trazem um retorno directo à economia local. Uma
parte importante destes recursos vai directamente para o bolso dos
comerciantes locais, vendedores de rua e pequenos empreendedores”,
avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. Sobre as manifestações, o
responsável considera que “o mundo está a acostumar-se a ver grandes
manifestações de massa como um fenómeno democrático e saudável. O
Brasil, uma das maiores democracias do mundo, não poderia ficar de
fora”, afirmou o mesmo responsável.
Fonte: Meios e Comunicação
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