24 de julho de 2013

Revista digital quer divulgar desporto que se faz no continente africano

A revista digital FutÁfrica, um projecto do jornalista Pedro Santos, que acaba de editar o primeiro número, pretende divulgar o desporto que se faz no continente africano, sobretudo nos países lusófonos.

Em declarações à Lusa, Pedro Santos, que é o responsável pelos conteúdos editoriais, disse que a revista de 44 páginas, cujo primeiro número pode ser consultado gratuitamente, expõe “conteúdos em que sobressaem os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”.

Pedro Santos, de 39 anos e com experiência de jornalismo desportivo, justificou a escolha com “razões históricas e culturais” e a necessidade de “fugir ao desporto habitualmente abordado” pela comunicação social em Portugal.

A revista FutÁfrica é uma tentativa editorial de “descentralizar”, porque “as coisas estão muito concentradas no futebol que se pratica em Portugal” e noutros países europeus, assinalou.

Já há “um maior interesse” pelos “muitos desportistas do continente africano” que vivem e trabalham na Europa e “começa a haver um acompanhamento do seu trabalho”, reconheceu.

Porém, é preciso “maior atenção” e Pedro Santos quer chegar aos leitores dos PALOP, que, “se calhar, não têm conhecimento” dos percursos dos seus desportistas.

Tendo o “futebol como tema dominante” – no actual número, faz-se referência ao praticado em S. Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Egipto, Guiné-Bissau –, a revista aborda também outras modalidades – hóquei em patins, basquetebol, atletismo – e inclui artigos de especialistas desportivos.
Com o apoio de duas empresas e recurso a colaboradores, o jornalista pretende financiar o projecto através de publicidade e da venda dos exemplares seguintes da revista, que se manterá exclusivamente digital, embora, por questões “românticas”, gostasse de a ver em papel, ideia logo afastada em “tempos de crise”.

A revista aposta também na interacção com os leitores, através do Facebook e das “quatro páginas” que reserva às suas opiniões. No primeiro número, coube-lhes eleger o melhor jogador africano. Didier Drogba, da Costa do Marfim, foi o eleito.

Também a escolha da capa – com a atleta moçambicana Maria de Lurdes Mutola – decorreu de uma votação feita por 33 mil pessoas no Facebook.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário