22 de outubro de 2015

Barcelona quer reduzir dívida e aperta o cinto

O clube espanhol Barcelona propôs-se a reduzir a sua dívida em mais de 100 milhões de euros. Para isso, tem de controlar nomeadamente as transferências dos jogadores.

O clube espanhol FC Barcelona propôs reduzir a sua dívida dos actuais 328 milhões de euros para os 200 milhões de euros na temporada 2017-2018. De acordo com o jornal espanhol Expansión, a vice-presidente do clube para a área económica, Susana Monje, acredita que é possível alcançar esta meta mas não sem dificuldades.

Os salários e as amortizações dos futebolistas estão entre os maiores encargos para o clube, tendo no ano passado representado 73% do orçamento. A factura com estas duas rubricas poderá ainda crescer, segundo o jornal espanhol, com a renegociação dos contractos de alguns jogadores do clube, como é o caso do brasileiro Neymar.

As receitas oriundas através da venda de bilhetes e das transmissões televisivas dos jogos estão restritas e o crescimento nos próximos anos é limitado.

Por outro lado e em termos de marketing, o cenário é um pouco diferente. Segundo o Expansión, na temporada 2014-2015 as receitas de marketing do clube catalão representaram 37% do total dos 608 milhões de euros em receitas. Nesta rubrica, é expectável que sejam ainda conhecidos hoje novos detalhes sobre o patrocínio da Qatar Airways às camisolas da equipa de Messi (na foto). Nesta temporada, o patrocínio proporcionará já 36 milhões de euros.

Além disso, para que o objectivo da redução da dívida seja alcançado, é necessário que o clube catalão controle também as transferências de jogadores. Para a actual época não há nenhuma previsão económica – Barça pode já regressar ao mercado de Inverno depois da proibição da Fifa – mas as directivas do clube apontam para a necessidade de "extrema prudência".

E para a próxima temporada, segundo o jornal espanhol, os gastos líquidos (diferença entre transferências e venda de jogadores) serão de 60 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário