14 de fevereiro de 2011

As confusões do Futebol Português

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), organismo que rege o futebol português, ainda não adequou os estatutos ao novo regime jurídico das federações desportivas e a situação já está a ser acompanhada pela FIFA, que discutirá o assunto a 1 de março, em reunião do comité de associações.

A adequação dos estatutos, "chumbada" na última Assembleia Geral por quase 30 por cento dos associados (quando são necessários 75 por cento dos votos para alterar o documento), mantêm-se num impasse e já levou mesmo o governo a suspender a utilidade pública da FPF, em abril do ano passado.

A decisão extrema resultará no cancelamento do estatuto e em consequências nefastas para o futebol português. Seleções e clubes deixariam de poder disputar as competições internacionais e os títulos internos deixariam de ser homologados.

Este cenário até pode concretizar-se sem o cancelamento da utilidade pública. Na reunião de 1 de março, o comité de associações pode decidir remeter o caso ao Comité Executivo da FIFA, que pode também suspender a filiada portuguesa até que o impasse seja definitivamente resolvido.

Hermínio Loureiro, antigo presidente da Liga pediu a intervenção do Estado para resolver definitivamente o imbróglio, acusando Pedro Silva Pereira de manter "um silêncio ensurdecedor" sobre este problema.

Pedro Silva Pereira é ouvido terça-feira na comissão parlamentar de Educação e Ciência para prestar esclarecimentos sobre o impasse na aprovação dos novos estatutos na Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Fonte: RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário