20 de junho de 2011

Estádio do FC Porto tem a melhor taxa de ocupação em Portugal

O Sporting perdeu quase 10 mil adeptos por jogo nos últimos cinco anos. A conclusão é do estudo “European Football Attendances Report 2011″, desenvolvido pelo IPAM - The Marketing School. Entre 2006 e a última temporada o clube de Alvalade viu a diferença em termos de espectadores acentuar-se em relação ao Sport Lisboa e Benfica (SLB) e ao Futebol Clube do Porto. De facto, os clubes da Luz e do Dragão reúnem mais 12 mil adeptos do que o Sporting, que assume agora face ao S.C. Braga uma diferença «menor do que nunca», realça o estudo.

O SLB, por sua vez, foi o clube português que mais adeptos perdeu durante a época que chegou ao fim. Na época transacta, que culminou com a conquista do título de campeão nacional, a equipa dirigida por Jorge Jesus perdeu 12 mil adeptos por jogo, assumindo assim a 31.ª posição do ranking da afluência aos recintos desportivos. Em sentido inverso caminha o F.C. Porto, actual campeão nacional que, com uma subida de 10 lugares, responde pela 33.ª posição na tabela de assistências. É também ao Estádio do Dragão que cabe o título de “estádio nacional com melhor taxa de ocupação”. Com 36.986 adeptos que viram, em média e ao vivo, a caminhada do clube rumo à conquista da Liga Sagres, o estádio apresenta uma taxa de cerca de 75% de cadeiras ocupadas. Já o Sporting estagnou na 61.ª posição, com menos de metade do Alvalade XXI repleto.

A nível europeu, são o F.C. Barcelona, Borússia de Dortmund e Manchester United os clubes que mais adeptos continuam a levar aos estádios.

Fonte: IPAM

Sem comentários:

Enviar um comentário