19 de janeiro de 2012

JD Sports foi às compras

A retalhista de sportswear JD Sports vai comprar o Blacks Leisure Group, o maior retalhista britânico de vestuário e equipamento de outdoor, aos administradores do negócio, por 20 milhões de libras (24,17 milhões de euros).

O negócio surge apenas dias depois do Blacks Leisure ter entrado em administração como parte dos planos para venda. A JD Sports já indicou, contudo, que irá manter a equipa de administração sénior do Blacks, liderada pela diretora-executiva Julia Reynolds. «Após a eliminação de eventuais lojas com baixas performances e outras iniciativas de redução de custos, acreditamos que o negócio pode ser gerido com sucesso como uma fação independente dentro do grupo», declarou a JD Sports.

O impacto no lucro do Blacks vai depender de quão rapidamente consiga lidar com o portefólio de lojas, rejuvenescer a oferta e efetivar as reduções de custos.

«Estamos muito satisfeitos por acrescentar mais uma proposta de retalho multimarca ao nosso portefólio de retalho. Estamos confiantes de que, com o apoio das disciplinas operacionais e força financeira da JD juntamente com a atual equipa de gestão do Blacks, poderemos restaurar o negócio do Blacks para uma posição de liderança de mercado lucrativa», afirma o presidente-executivo da JD Sports, Peter Cowgill.

O negócio, no entanto, já suscitou alguma agitação, com a retalhista Sports Direct a pedir à Autoridade da Concorrência do Reino Unido para investigar os mercados de retalhos de outdoor e desporto após a venda. A Sports Direct, que era a principal acionista do Blacks antes da empresa ter entrado em administração, declarou que a venda do Blacks à JD Sports foi «desapontante» e, «para o futuro, vamos pedir à Autoridade da Concorrência do Reino Unido para observar de perto os mercados de retalho de outdoor e desporto para assegurar que operam no melhor interesse do consumidor», referiu a Sports Direct.

A JD Sports referiu ainda que, apesar desta aquisição, os seus resultados anuais irão cumprir as previsões. Nas cinco semanas até 7 de janeiro, as vendas comparáveis cresceram 1,6%, ou 0,1% excluindo IVA, com as lojas de desporto a aumentarem as vendas em 2,3% e os outlets de moda a descerem 0,7%. A retalhista britânica indicou que as margens brutas estão em linha com o ano anterior. Fora do negócio central da JD Sports, a empresa explicou que a sua divisão Chausport teve uma boa performance, mas a Champion sofreu o impacto da situação económica «excecionalmente difícil» na Irlanda, apesar disso ter sido contrabalançado por margens melhores.

A Sprinter apresentou um ligeiro declínio das vendas, mas a empresa indicou que está satisfeita com a direção geral do negócio e antecipou a abertura das suas primeiras lojas JD em Espanha no primeiro semestre de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário