João Malha, profissional da Cunha Vaz & Associados que foi
nomeado para assumir as funções de director de marketing e comunicação
do Comité Olímpico de Portugal, fala sobre as vantagens de um patrocínio
a esta entidade e faz um balanço dos apoios conseguidos até agora. Já
depois desta entrevista, o COP anunciou mais um patrocinador: o
Millennium BCP.
Meios & Publicidade (M&P): As condições económicas do
país agravaram-se desde os últimos Jogos Olímpicos. Na organização
deste ano houve uma redução na afluência de patrocinadores ao Comité
Olímpico?
João Malha (JM): O panorama económico é sempre condicionante da área
de patrocínios dado que as empresas têm menor disponibilidade para
investir. Contudo, o Comité Olímpico de Portugal (COP) desenvolveu nos
últimos meses uma estratégia de aproximação que gerou excelentes
resultados. Conseguimos reunir um conjunto de sponsors nacionais e
internacionais de referência que nos garantem um importante apoio ao
sucesso da Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos Londres 2012.
M&P: Quantas marcas já se associaram como patrocinadoras à edição deste ano?
JM: Neste momento o COP tem um total de nove patrocinadores
(Continente, Delta Cafés, REN, EDP, Modalfa, Sportzone, HPP, Samsung e
P&G). Para além disso, contamos ainda com vários parceiros de
referência: PT, Visa, RTP, Cosmos Viagens, Schenker, Sorisa, Bastos
Viegas, Shamir e Cision.
M&P: E individualmente, quais são os atletas portugueses que estão a conseguir captar maior interesse de patrocinadores?
JM: Dado que o COP não detém os direitos de imagem dos atletas, esse tipo de acordos não passa por nós.
M&P: Sentem que as marcas preferem patrocinar os atletas a
nível individual? Quais são as grandes vantagens para uma marca em se
associar ao Comité Olímpico Português como patrocinadora?
JM: Não existe uma preferência. Muitas das marcas que patrocinam o
COP associam-se também individualmente a muitos atletas dado que vêem
nos Jogos Olímpicos um evento de referência para se associarem. Em
termos de vantagens da associação de uma marca ao COP, sem dúvida que a
notoriedade é um dos pontos a destacar, dada a ligação que é garantida
ao maior evento multi-desportivo do mundo, sobre o qual recaem as
atenções de todo o mundo. Simultaneamente, permite às marcas ligarem-se
às emoções dos seus consumidores através do desporto. Portugal é um país
de gente apaixonada pelo desporto e esta associação garante às marcas
esse capital emocional que é decisivo no momento da decisão de compra. O
COP está ainda a preparar um conjunto de iniciativas com o objectivo de
garantirmos a maior visibilidade possível aos nossos sponsors, para
além do retorno mediático que os Jogos Olímpicos lhes asseguram.
M&P: Estão a preparar o projecto Ambição Olímpica, que
culminará com um espectáculo no Terreiro do Paço. Que detalhes podem já
adiantar sobre este evento? Será esta a principal plataforma de
activação dos patrocinadores?
JM: O projecto Ambição Olímpica não é uma organização do COP mas sim
da empresa privada chamada Identidade Nacional, apesar de contar com o
nosso apoio e onde será apresentada oficialmente a comitiva portuguesa
que irá a Londres. A activação dos patrocinadores será feita de diversas
formas. Várias das marcas têm acções próprias pensadas, umas já
apresentadas publicamente, outras que o serão em breve. Para além disso,
o COP está a desenvolver um conjunto de actividades que visam potenciar
também os nossos patrocinadores. Estas acções contam com o apoio da
Câmara Municipal de Lisboa, parceiro estratégico para a concretização
destas acções. As acções serão apresentação dos uniformes da Missão aos
Jogos Olímpicos Londres 2012 (21 de Maio – Paços do Concelho, Lisboa),
Dia Olímpico (6 de Junho – Quinta das Conchas – com mais de 3 mil
crianças de escolas primárias de Lisboa) e Casa de Portugal (em Lambeth,
Londres – durante os Jogos Olímpicos), que será um espaço de convívio
para a maior comunidade lusófona na capital inglesa e de promoção da
cultura e história do país, através de uma zona de exposição que dará
amplo destaque ao Fado, património imaterial da humanidade.
Fonte: Meios e Publicidade
Sem comentários:
Enviar um comentário