8 de maio de 2012

Surfista havaiano e onda portuguesa no livro do Guiness

O surfista Garret McNamarra, conhecido por ter surfado a maior onda de sempre no âmbito da expedição ZON NORTH CANYON SHOW 2011 na Nazaré, foi um dos vencedores da categoria de "Maior Onda", na cerimónia dos Billabong XXL Global Big Wave Awards, na Califórnia. 

O tamanho da onda, e a coragem do surfista passam agora a fazer parte do prestigiado livro do Guiness. Segundo Garret McNamara "é uma honra poder estar aqui nesta cerimónia. Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado".

O recorde foi registado durante o evento da ZON da qual Pedro Faraústo, diretor de produto da marca sublinha que "a aposta da ZON neste projeto representa uma nova forma de abordar o surf em Portugal. Estamos habituados a receber competições de surf, mas faltava um projeto que realmente desse projeção mundial às possibilidades deste desporto nas praias portuguesas".

O ZON NORTH CANYON SHOW trata-se de um projeto de três anos iniciado em 2010 e protagonizado Garret McNamara, que este ano regressa ao País entre os meses de outubro e novembro.

É de recordar que o tamanho da onda registada, conhecida como "Canhão da Nazaré" consiste num acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental como cerca de 170 quilómetros e cinco quilómetros de profundidade, que canaliza a ondulação do Oceano Pacífico para a Praia do Norte criando este tipo de ondas.



Fonte: ZON

Sem comentários:

Enviar um comentário