21 de junho de 2012

Euro 2012: Portugal lidera na internet

Portugal é o país onde os fãs de futebol mais utilizam a internet para seguir o Euro 2012, seja para ver jogos ao vivo ou para acompanhar blogues e redes sociais, revela um estudo internacional desenvolvido pela OMD, agência do Omnicom Media Group.

Dos países observados no estudo Portugal lidera no uso da internet (71 por cento), seguida da Polónia, da Rússia, da Itália e da República Checa, que hoje joga com os portugueses o acesso às meias-finais da competição, todas com valores muito elevados.

O "Euro 2012 – pre event impact report" teve como objetivo saber de que forma os consumidores estão ligados ao evento e como é que as marcas e os patrocinadores fazem parte dele. Analisou os temas sobre os quais os fãs falam, de quem gostam no Facebook, quem seguem no Twitter, como é que seguem os jogos, como as novas tecnologias estão a ganhar importância na relação dos fãs com o futebol, e como as marcas e os patrocinadores se posicionam.

Cristiano Ronaldo é o jogador europeu mais influente nas redes sociais, à frente de Wayne Rooney, Iker Casillas, Cesc Fàbregas e Gerard Piqué. A página de Facebook do número 7 de Portugal tem mais de 45 milhões de likes e o jogador é seguido por mais de 10 milhões de pessoas no Twitter.

O Euro 2012 transcende as audiências de futebol e torna-se um evento social. A nível geral na sondagem, as mulheres são mais entusiastas com as suas seleções (46,6 por cento contra 36 por cento dos homens), e 72 por cento delas vê os jogos em família, junto dos homens este número desce para 58% (45% prefere ver os jogos com amigos).

A televisão é o principal meio escolhido para seguir os jogos, conquistando a preferência de 92 por cento dos inquiridos. Seguem-se a Internet (59 por cento) e a imprensa (52 por cento). Porém, no que toca a acompanhar os resultados da competição, verifica-se que a Internet está a ganhar cada vez mais importância, já que 22 por cento planeia manter-se atualizado através de sites de desporto e 10 por cento revela intenção de seguir o evento no Facebook.

O patrocínio de futebol compensa: gera notoriedade. Efetivamente, os patrocinadores do Euro, Coca-Cola (47 por cento) e Adidas (44 por cento), lideram nas marcas mais associadas ao Euro pelos consumidores; destaque também para o bom desempenho da McDonald's (37 por cento) e Nike que, não sendo patrocinador oficial, está em quinto lugar do ranking.

Em termos de percepção das marcas pelos fãs, no que se refere à adequação destas ao Euro 2012, nos cinco lugares cimeiros estão a Adidas (88%), Sony (77%), Playstation (77%), Canon (75%) e Coca Cola (73%).

Os dados para o estudo foram obtidos através de sondagem online, feita a 2166 adultos, entre 30 de Maio e 5 de Junho, em 10 países – Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Rússia, Portugal, Itália, Irlanda e Polónia.

Fonte: LPM

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