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Nike tornou-se a primeira empresa a ter
uma campanha publicitária na rede de microblogging Twitter banida no
Reino Unido. A suspensão aconteceu depois de os jogadores ingleses Wayne
Rooney e Jack Wilshere terem postado anúncios da marca sem identificar
que se tratava de publicidade.
De acordo com a Exame brasileira, o
regulamento da Advertising Standards Authority (ASA), o regulador do
mercado publicitário do Reino Unido, determina que as personalidades que
fizerem publicidade através dos seus perfis nas redes sociais devem
deixar claro, na mesma publicação, que não se trata de um comentário ou
de uma opinião pessoal, mas sim de publicidade.
O que não aconteceu, segundo a ASA,
neste caso. No dia 1 de Janeiro, no âmbito da campanha “Make It Count”, a
Nike lançou uma iniciativa que mostrava alguns atletas patrocinados
pela marca a falar sobre as suas resoluções para o ano 2012. Neste dia,
Wayne Rooney, jogador do Manchester United que tem quase 4,5 milhões de
seguidores no Twitter, escreveu «A minha resolução – começar o ano como
campeão e terminá-lo como campeão…», seguido da hashtag #makeitcount e
de um link para a campanha da Nike. Para além de Rooney, também o
jogador do Arsenal Jack Wilshere viu um tweet semelhante ser suspenso
pela autoridade.
Em reacção, a Nike assume que havia
conversado com os dois jogadores, que são patrocinados pela marca, sobre
os seus planos para o próximo ano, mas defende que ambos são livres
para inserir publicações ou comentar publicações de outros consumidores
nas redes sociais.
A ASA refutou a posição da Nike,
alegando que a parte final dos tweets foi acordada com um membro da
equipa de marketing da marca, e reiterou que, neste caso, a mensagem
publicitária não estava devidamente identificada. De acordo com o
regulador, os jogadores deviam ter acrescentado a hashtag #ad ou #spon à
mensagem.
Fonte: Marketeer
Fonte: Marketeer
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