24 de julho de 2012

Billabong recebe segunda proposta de compra

Cinco meses depois de ter falhado a aquisição da Billabong, o grupo norte-americano de capital de risco TPG Capital voltou a apresentar uma proposta à fabricante australiana de roupa e material de surf, no valor de 695 milhões de dólares australianos (cerca de 590,9 milhões de euros), ou 1,45 dólares australianos (1,23 euros) por acção.

De acordo com um comunicado emitido hoje pela Billabong, citado pela agência Bloomberg, dois dos maiores accionistas da empresa, a Perennial Investment Partners e a Colonial First State, aceitaram vender uma participação de 12,5% à TPG Capital. O anúncio fez as acções da cotada australiana, que se tem debatido com problemas financeiros, dispararem 21,8% para 1,34 dólares australianos (1,14 euros).

Em Fevereiro passado, a Billabong rejeitou uma primeira oferta da TPG Capital que ascendia a 851 milhões de dólares australianos (723,6 milhões de euros), ou 3,30 dólares australianos (2,81 euros) por acção. Na altura, o fundador e principal accionista da Billabong, Gordon Merchant, afirmou que não consideraria qualquer proposta abaixo dos 4 dólares australianos por acção.

Desde então, Merchant tem revelado uma maior abertura para negociações, sobretudo depois de a Billabong ter voltado a apresentar maus resultados trimestrais e realizado um aumento de capital no valor de 225 milhões de dólares australianos (191,2 milhões de euros), o que praticamente duplicou o número de acções da empresa em circulação. Segundo o Financial Times, o fundador da Billabong chegou mesmo a afirmar, em Junho passado, que se sentia «mal» por ter declinado a primeira oferta do grupo norte-americano de capital de risco, e que estava agora preparado para aceitar uma proposta inferior pela empresa.

As acções da Billabong desvalorizaram mais de 80% no último ano, devido a uma quebra das vendas na Europa, Canadá e Austrália. Recentemente, a empresa substituiu Derek O’Neill, que liderava a empresa há 10 anos, no cargo de CEO por Launa Inman, antiga directora da cadeia de retalho Target.

Fonte: Marketeer

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