21 de agosto de 2012

Coca-Cola, a marca com mais notoriedade nos Jogos Olímpicos

A Coca-Cola, a McDonald’s, a Adidas, a Samsung e a Visa são as marcas que melhor são identificadas enquanto parceiras ou patrocinadoras dos Jogos Olímpicos (JO). Esta é uma das conclusões do estudo internacional – intitulado por “London Olympics 2012 – Impact Study”- desenvolvido pela OMD, agência do Omnicom Media Group, que está a analisar o impacto dos JO ao nível da comunicação.

A maioria dos inquiridos, quando questionados sobre a associação de um conjunto de marcas específicas aos Jogos Olímpicos, identificou as marcas supra, aparecendo a Coca-Cola em primeiro lugar, com 30 por cento das respostas, a McDonald’s e a Adidas ambas com 20 por cento, a Samsung com 11 por cento e com 10 por cento das respostas a Visa. O estudo revela ainda que entre Pequim 2008 e Londres 2012 registou-se um acréscimo da notoriedade das insígnias com ativação em ambos os jogos, na ordem dos 10 a 15 por cento.

Durante os JO, as marcas ativaram campanhas de formas diferentes, gerando, assim, distintos níveis de impacto no público. A televisão (70 por cento), a publicidade online (41 por cento), os equipamentos dos atletas (36 por cento) e os anúncios nos jornais e revistas (31 por cento) foram os meios mais apontados pelos inquiridos no estudo como sendo as formas preferenciais para tomarem contacto com as ações desenvolvidas pelas marcas presentes nos jogos.

A OMD avança ainda que antes do início dos JO, as principais marcas globais prepararam campanhas de ativação especificamente para Londres 2012. O objetivo era estimular o espírito de equipa e a superação dos desafios. “No entanto, com o desenrolar das provas, algumas marcas começaram a apontar já para as próximas olimpíadas, que terão lugar em 2016, no Rio de Janeiro. São os casos da Nissan, parceiro oficial para 2016, e da Bradesco, patrocinador do Comité Olímpico do Brasil”, revela a agência.

Fonte: LPM

Sem comentários:

Enviar um comentário