31 de março de 2014

O que os clubes portugueses de futebol andam a fazer no Facebook


À semelhança do que acontece na Liga Portuguesa, o Sport Lisboa e Benfica é o emblema português que ocupa, actualmente, a primeira posição do campeonato do Facebook. A E.Life Portugal analisou a performance dos 10 clubes de futebol portugueses com mais fãs na rede social e a análise – realizada entre os dias 6 e 13 de Março – revela que a página de Facebook do clube da Luz é a que totaliza o maior número de fãs, contabilizando perto de 1,7 milhões de seguidores.

A página do Benfica é a mais activa – com um total de 100 posts efectuados em apenas uma semana. O Benfica é, de entre os 10 clubes portugueses com mais fãs no Facebook, o mais mencionado pelos internautas. Apenas no período da análise registaram-se mais de 960 mil menções relativas ao Benfica, que é seguido pelo FC Porto (860 mil) e Sporting (840 mil).

Com quase 1,5 milhões de seguidores no Facebook, os “dragões” são quem mais interage com a massa associativa através desta rede. Durante o tempo do estudo, o FC Porto registou quase 250 mil interacções, entre likes, comments e shares. Por sua vez, o Sporting – que ocupa o terceiro posto desta tabela – é quem mais novos fãs conquistou neste mesmo período: 34 mil. Registo que permitiu aos leões superar a fasquia do milhão de fãs.

Belenenses faz frente aos grandes
De entre as 10 páginas com mais fãs no Facebook, a do Os Belenenses é a que mais se destaca quando o tema é taxa de engagement – métrica que relaciona o volume de interacções com o número de posts e de fãs. Com uma taxa de 0,638 por cento, os azuis do Restelo lideram este item cujo último lugar pertence exactamente ao clube com mais fãs: o SL Benfica. Este estudo da E.Life mostra que a Académica é o “quarto grande” no que toca ao campeonato das redes sociais. Com mais de 75 mil fãs no Facebook, a Briosa deixa o Braga no quinto lugar, a mais de oito mil fãs de distância. Destaque, ainda, para o Beira-Mar que, apesar de militar no segundo escalão do futebol português, ocupa o nono lugar neste top 10.

Clique na imagem para ver infografia

O estudo da E.Life permite constatar que, com dimensões clara e naturalmente diferentes, os 10 clubes nacionais com mais fãs no FB têm uma presença activa nesta rede social. Neste estudo, foram analisadas as 10 páginas portuguesas de marcas com mais fãs na rede social Facebook segundo o Social Bakers.

Fonte: Meios e publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário