28 de agosto de 2015

Académica de Rio Maior é o novo clube da cidade do desporto

Nasceu a 5 de Junho deste ano um novo clube em Rio Maior, que se afasta do futebol e se vira para modalidades como o voleibol, a ginástica e para a área do fitness, ao qual foi dado o nome de Associação Académica Desportiva de Rio Maior. Foi fundado por dois jovens estudantes da Escola Superior de Desporto e por um ex-aluno que se manteve pela cidade. Os três têm em comum o facto de não serem de Rio Maior, nem sequer do distrito de Santarém: João Moleiro, 24 anos, é o presidente e é de São Martinho do Porto; Pedro Baptista, 24 anos, é vice-presidente e é do Ramalhal (Torres Vedras); e Carlos Português, 21 anos, é tesoureiro e é de Vila Franca de Xira.

“Não somos de Rio Maior mas sentimo-nos riomaiorenses como se vivêssemos cá há 10 ou 15 anos. Criámos raízes muito fortes e queremos ficar por cá”, explica Carlos Português, acrescentando que o clube foi fundado devido a lacunas detectadas nas organizações desportivas já existentes na cidade: “Pensámos que fazia sentido conceber algo que dinamize a cidade do desporto, com excelência e rigor, algo que falta em Rio Maior. As entidades que já existem têm lacunas, nomeadamente ao nível da relação com a comunicação social. Não fazem chegar informação, não fazem chegar os resultados. Falham em alguns aspectos que consideramos fulcrais”.

Apesar da Académica de Rio Maior ter nascido no seio estudantil, o presidente João Moleiro quer que o clube se torne num clube da cidade e com o qual a população se identifique. “Neste momento não existe um clube que as pessoas vejam como o clube da cidade. Queremos que este o seja, que seja um clube das pessoas, que as pessoas o associem à sua cidade e que digam: este é o clube da minha terra e é este clube que eu vou apoiar”.

O primeiro ano, diz Pedro Baptista, é o da estabilização, o do começar devagarinho, de ver como as coisas correm. De início, o clube vai apostar no voleibol, no escalão de 10-11 anos. “Começamos por aí, para termos crescimento sustentado ao longo do tempo, para quando abrirmos outros escalões já termos, a nível de treinadores e jogadores, todas as componentes técnico-tácticas que nos permitam estar no topo regional e nacional”, explica Carlos Português, revelando que a equipa vai competir em provas da Associação de Voleibol de Lisboa ou de Leiria, pois em Santarém não existe tal entidade.

Outra aposta é a ginástica de formação, que engloba todas as variantes da ginástica, a começar pelos 4-5 anos, bem mais cedo que no caso do voleibol. “Há campeões olímpicos com 15 anos”, lembra João Moleiro. A Académica de Rio Maior vai também entrar pela área do fitness, proporcionando, através de algumas parcerias, aulas de combat, zumba, step ou aeróbica. Como apostas futuras surgem o futsal, neste caso já com a criação de uma equipa sénior, o andebol e, possivelmente, o basquetebol.

Futebol fora de jogo

O que está completamente excluído é o futebol: “Não faz sentido porque em termos de formação há o Núcleo Sportinguista de Rio Maior e em termos de seniores há a União Desportiva de Rio Maior. Há outras áreas que merecem ser exploradas e é por aí que queremos ir”, diz Pedro Baptista.

O recrutamento de atletas vai ser feito através de captações a terem lugar em finais de Setembro, inícios de Outubro. O certo é que vai haver uma grande aposta ao nível do marketing e publicidade. “Vamos ter uma comunicação muito forte para a rua, para os pais ouvirem e quererem os miúdos aqui. O site é fundamental, o facebook também porque hoje em dia toda a gente utiliza”, explica o presidente, revelando que em tão pouco tempo de existência o feedback é muito positivo.

Fonte: O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário