28 de agosto de 2015

Grupo chinês Wanda compra Triathlon por 573 milhões de euros


A empresa asiática está a crescer no meio do desporto com aquisições milionárias em 2015.

O gigante chinês Dalian Wanda anunciou hoje a compra da totalidade da empresa Triathlon Corporation, proprietária dos direitos de provas desportivas de resistência como Ironman, por 650 milhões de dólares (573 milhões de euros).

Com este negócio, “o Wanda transformar-se-á a maior empresa de operações desportivas”, indicou o grupo chinês, que anunciou hoje a aquisição num dos hotéis da companhia em Pequim.

O presidente do Wanda, Wang Jianlin, apontado, há uma semana, como o chinês mais rico do mundo, marcou presença no evento, assinalando que a compra mostra claramente que a orientação do grupo mudou, já que a empresa iniciou atividade com foco no mercado imobiliário.

A Triathlon Corporation, com sede na Flórida (EUA), é a terceira aquisição do Wanda no universo do desporto internacional desde o início do ano, depois de, em janeiro, o grupo ter adquirido 20 % das ações do clube espanhol de futebol Atlético de Madrid.

Em fevereiro, o grupo chinês adquiriu a suíça Infront, uma das maiores empresas mundiais de direitos desportivos.

“Trata-se de uma transição”, realçou Wang Jianlin, adiantando que o setor desportivo manter-se-á como uma das áreas chave nos seus planos de expansão internacional.

“Talvez anunciemos outra aquisição idêntica nos próximos seis meses”, afirmou, em declarações aos jornalistas na capital chinesa.

O milionário sublinhou que esta aquisição “completa” a formação do ramo do desporto do Wanda, que inclui organização de eventos, representação de atletas, marketing e emissão de competições, assim como o investimento direto no caso do Atlético de Madrid.

Wang Jianlin reconheceu que a China ainda está longe de alcançar alguns países do Ocidente neste campo, afirmando, por outro lado, que acredita que “agora, depois de anos de melhoria económica, o povo [chinês] tem mais apetite cultural e desportivo”, pelo que se comprometeu a “promover o melhor possível” este tipo de eventos no gigante asiático.

Fonte: Lusa

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